Compartilhar artigo:

Pequenas mudanças na rotina corporativa podem ter um impacto significativo na preservação do meio ambiente. Entretanto, a pegada de carbono diferencia-se para cada setor abordado e mesmo entre as corporações desse setor. Assim, teremos resultados diferentes.

Confira 4 estratégias que são um excelente ponto de partida para empresas que desejam reduzir sua pegada de carbono:

1. Otimização do consumo energético nas instalações

O consumo de energia em escritórios e instalações é uma grande fonte de emissões de carbono. Implementar medidas de eficiência energética, como a substituição de lâmpadas convencionais por versões de LED, pode ser altamente eficaz. Além disso, o uso de sistemas automatizados para gerenciar a iluminação e a climatização, e a adoção de fontes de energia renovável, como painéis solares, podem resultar em economias significativas e menor impacto ambiental.

Há também fontes de emissão a serem revistas como em especial na categoria combustão móvel, que dependendo do setor que a empresa atua pode ser o principal ponto de emissão.
A categoria emissões moveis também tem peso grande nas emissões totais em especial para empresas que tem frotas próprias de veículos.

2. Implementação de programas de gestão de resíduos

Empresas devem adotar políticas de compras conscientes, evitando produtos descartáveis e comprando apenas o necessário. Promover a reutilização de materiais, como potes de vidro e sacolas plásticas, e implementar programas robustos de reciclagem são passos essenciais. A separação adequada dos resíduos e o encaminhamento correto para pontos de reciclagem apropriados demonstram compromisso com a sustentabilidade. Além disso, para resíduos orgânicos é recomendável o emprego da compostagem, pois ela, além de produzir adubo orgânico, reduz em 90% a emissão de gases efeito estufa, principalmente metano (que tem um poder do aquecimento global alto), em comparação ao aterro sanitário.

3. Práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos

Trabalhar com fornecedores que compartilham o compromisso com a sustentabilidade é essencial. Isso inclui selecionar parceiros que utilizam práticas ambientalmente responsáveis, materiais sustentáveis e que monitorem suas emissões por meio de Inventário GEE, adotando medidas de mitigação. Auditorias regulares e a incorporação de critérios de sustentabilidade nos processos de seleção de fornecedores podem ajudar a garantir uma cadeia de suprimentos mais verde.

4. Reaproveitamento de gases GEE gerados no tratamento de efluentes.

Aspecto muito importante na redução da pegada de carbono, pois além de reduzir as emissões de gases efeito estufa na atmosfera são fontes de energia.

Consultoria e assessoria ambiental

Para empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono de forma mais abrangente, oferecemos serviços especializados de consultoria e assessoria ambiental.

Coloque sua empresa em um patamar de eficiência energética, de sustentabilidade e de ganhos financeiros.

Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções personalizadas que podem ajudar sua organização a alcançar seus objetivos de sustentabilidade de maneira eficiente e eficaz.

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa de consultoria ambiental

LOCAIS

São Paulo - SP
Limeira - SP
Rio de Janeiro - RJ
Curitiba - PR
desenvolvido com coração por evonline Sustentar Ambiental © 2024